1. Whey protein
O Whey protein é um suplemento proteico feito com o soro do leite de vaca, ovelha ou cabra, que ajuda a aumentar a força e o rendimento físico durante os treinos.
Além disso, o suplemento melhora a recuperação do músculo após os exercícios e aumenta a produção de músculo. Entenda mais sobre como usar o whey protein para ganhar massa muscular.
Existem diferentes tipos de Whey protein, de acordo com a concentração de proteína, de carboidratos e gordura:
- Whey protein concentrado: tem até 89% de proteína, maior quantidade de calorias, carboidratos e gordura;
- Whey protein isolado: tem o mínimo de 90% de proteína, menor quantidade de calorias, carboidratos e gorduras que o Whey protein concentrado;
- Whey protein hidrolisado: tem o mínimo de 90% de proteína, com baixas quantidades de calorias, carboidratos e gorduras, e tem melhor digestão que as anteriores, pois as proteínas já estão digeridas, ou seja, divididas em aminoácidos.
Como usar: a quantidade de Whey protein varia de acordo com as necessidades nutricionais e o consumo diário de proteínas. No entanto, no geral se recomenda diluir de 20 a 30 g do suplemento em água, suco ou adicionar a frutas 30 minutos antes ou até 30 minutos após os treinos.
2. Creatina
A creatina é um aminoácido que pode ser encontrado nas carnes vermelhas, peixes e nos frutos do mar. No entanto, na forma de suplemento possui maiores concentrações de proteínas, sendo indicado para melhorar o desempenho físico durante a atividade física e ajudar no ganho de massa muscular. Saiba como a creatina pode ajudar a ganhar massa muscular.
Além disso, o consumo de creatina também previne cãibras e lesões durante os exercícios e melhora a recuperação dos músculos no pós treino.
Existem alguns tipos de creatina, sendo que a forma mais recomendada é a monoidratada, por ser melhor absorvida e fornecer melhores resultados.
Como usar: a suplementação com a creatina pode ser feita de várias formas de acordo com o objetivo e as necessidades individuais, sendo normalmente indicada a ingestão de 0,3g/kg de peso corporal por 7 dias e, após esse período, é recomendado o consumo de 3 a 5 g de creatina por dia.